PIM Santiago comemorou 10 anos de existência



No dia 07 de abril o PIM Santiago comemorou seus 10 de existência. São 10 anos de uma grande história, marcada por todas as pessoas que dela fizeram parte e ajudaram a torná-la apaixonante e exitosa.

O período inicial da vida de uma criança constitui-se numa etapa fundamental do seu desenvolvimento. Nessa fase, a criança aprende a caminhar, a falar, a conhecer e utilizar objetos que a cercam e a comportar-se e relacionar-se com adultos ou com outras crianças, interagindo no ambiente em que vive.

As crianças têm na família a primeira escola e, nos pais, os primeiros educadores. É necessário que esses pais estejam preparados para que, com amor, favoreçam o desenvolvimento adequado de seus filhos.

Para um adequado desenvolvimento, a educação que a criança recebe desempenha um papel fundamental, pois desta dependem os avanços importantes que devem ocorrer em cada período evolutivo.

As crianças que frequentam a rede escolar são atendidas por profissionais qualificados e dentro de um programa especialmente elaborado para favorecer seu desenvolvimento, a exemplo das EMEIs. A educação das crianças que não frequentam tais instituições acontece em casa e para o desenvolvimento integral dessas crianças surgem alternativas como o Programa Primeira Infância Melhor.

De modo simples, há dez anos o Programa Primeira Infância orienta e incentiva a família sobre como ajudar e participar de forma mais efetiva do desenvolvimento de seus filhos, informando sobre o que se pode e o que se deve alcançar a cada momento. Possibilita também que conheçam, mediante avaliações de fácil execução, como a criança progride e como a gestante deve conduzir sua gravidez.

Registramos fatos e acontecimentos que justificam a sua existência e que muito contribuiram no desenvolvimento saudável das crianças, no estabelecimento de laços e envolvimento das famílias levando-as a conscientização de seu valor, do papel da mãe e do pai, do cuidador, da afetividade que deve ser vivenciada.

O segredo desses dez anos de programa é a superação das dificuldades na utilização do simples, na pureza do coração de cada família, criança, visitador, monitor e também de cada apoiador do PIM.
É pela visão social, pela proximidade com a comunidade, pela sensibilidade dos gestores, pela dedicação e comprometimento das famílias e equipe de trabalho que a concretização de um sonho se realiza.

Investir em políticas públicas voltadas à primeira infância é investir na certeza da formação de cidadãos com melhores e maiores condições cognitivas e socioemocionais, o que, por conseqüência, resultará na construção de uma sociedade melhor.

Nosso carinho, nosso reconhecimento e nosso agradecimento a todos aqueles que foram fundamentais nesses dez anos de história do PIM.

Fotos: Lucas Esmolark