Quiropraxia e Termografia na medicina


O que é Quiropraxia?
A quiropraxia é uma terapia manual que trata as disfunções da coluna vertebral e do aparelho locomotor. Os fundamentos da quiropraxia estão baseados na íntima relação entre a coluna vertebral e o sistema nervoso, e sobre a função da coluna vertebral na biomecânica e no movimento do animal.
Muito utilizada mundialmente em seres humanos com problemas de coluna vertebral e em atletas como método preventivo de lesões por mau posicionamento de articulações.

Como funciona a Quiropraxia?
Com a quiropraxia, restabelecemos a mobilidade articular correta e melhoramos o movimento das articulações, da coluna vertebral e das extremidades através do sistema neurológico estimulando os receptores situados ao redor da articulação afetada.
Esta melhora biomecânica e neurológica resulta em diminuição da dor, melhora na postura, na coordenação e na propiocepção.
Influenciamos o sistema nervoso autônomo, levando a uma melhor imunidade e uma melhor saúde geral.

Indicações da Quiropraxia:
As indicações clínicas da quiropraxia são: problemas no sistema locomotor, problemas neurológicos e ortopédicos, problemas no rendimento atlético como também várias doenças internas e hormonais.
A quiropraxia também tem um papel importante na prevenção de várias patologias.

O uso da termografia nos diagnósticos da medicina veterinária.
Quando um animal apresenta algum processo inflamatório músculo esquelético ocorre um aumento da temperatura próximo ao local lesionado, que muitas vezes não conseguimos localizar, mas com o auxílio da TERMOGRAFIA localizamos pontos com aumento de temperatura que podem estar diretamente relacionados com lesões inflamatórias que trazem inúmeros transtornos para os animais. Como o calor é um dos sinais da inflamação é possível detectar o início de um processo inflamatório antes mesmo que os sinais clínicos apareçam.
As lesões da coluna vertebral muitas vezes aparecem mais quentes que o normal.
Tumores de mama em cadelas em estágio inicial muitas vezes passam despercebidos e quando diagnosticados tardiamente podem ser incuráveis. A termografia pode auxiliar neste diagnóstico pois o aumento de temperatura local de um tumor de glândula mamária em seu estágio inicial é detectado pelo exame termográfico, contribuindo para o resultado dos tratamentos.
Em humanos a termografia vem sendo cada vez mais usada, principalmente em atletas, localizando lesões em estágio inicial.
Na Medicina Veterinária, seu uso vem sendo ampliado pois cada vez mais necessitamos de métodos auxiliares de diagnóstico que irão contribuir muito no sucesso dos tratamentos.
Para o exame termográfico utilizamos um TERMOVISOR com uma câmera Infra-vermelho, que faz uma fotografia através das diferenças de temperatura do corpo do animal. Este aparelho é similar aos usados pelos exércitos com a finalidade de se obter imagens noturnas.
Em cães de pêlo baixo, podemos usar com muita utilidade a TERMOGRAFIA e localizar lesões a nível lombar ou de membros que podem ser perfeitamente ajustados com MANOBRAS QUIROPRÁTICAS.
A Termografia pode ser usada nas áreas de Oncologia, Odontologia, Oftalmologia, Teste de medicamentos, Dermatologia, Ortopedia, Acupuntura etc....
Por se tratar de uma técnica segura pois não emite radiações, de avaliação imediata, usar um aparelho leve e portátil, esta modalidade de exame vem cada vez mais ganhando seu espaço na Medicina Veterinária.

Imagem térmica de um cão da raça Bernese, vista dorsal dos membros anteriores, evidenciando diferença de temperatura na parte proximal dos membros. 

Presença de edema na face de um felino (a área azul escura, mais fria, indica a presença de líquido na região).

Imagem térmica da região dorsal da coluna vertebral de um cão durante uma sessão de acupuntura. Note a delimitação exata da área de inflamação na região da coluna (em vermelho).


SAÚDE ANIMAL VETERINÁRIA E PET SHOP
Consultório, medicamentos,vacinas, rações, quiropraxia, acupuntura e termografia veterinária.

VETERINÁRIA RESPONSÁVEL: Dra Andréia Neves Vargas
MV Esp Clínica de Pequenos Animais pelo Instituto Equalis (São Paulo)
Especializada em Dermatologia pelo Instituto Equalis (São Paulo) 
Pós-Graduação Acupuntura Veterinária pelo Instituto Bioéthicus  de Botucatu -SP
Pós-Graduação em Quiropraxia Veterinária pela AIQA
Membro da AIQA (Academia Internacional de Quiropractica Animal- Espanha)
Membro da AIQV (Associação Iberoamericana de Quiropractica Veterinária- Espanha, Portugual e Latinoamérica)
Membro do COAC (College of Animal Chiropractors -Estados Unidos da América)